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Propostas Cadastradas

Primeiro Lugar

Pasta 23

Nº de Inscrição 130

THIAGO YUUKI KAJIWARA

OCRE ARQUITETURA LTDA

Porto Alegre/RS

Ficha Técnica

EQUIPE: OCRE arquitetura

CIDADE: Porto Alegre/RS

AUTORES:

Thiago Yuuki Kajiwara – CAU A224 447-0
Arquiteto e urbanista formado pela FAU-UFRGS em 2015

Ananda Maciel Oliveira – CAU A225 109-4
Arquiteta e urbanista formada pela FAU-UFRGS em 2015

Diego Flamia – CAU A224 532-9
Arquiteto e urbanista formado pela FAU-UFRGS em 2015

Texto Resumo da Proposta

Entre as diversas considerações que foram levantadas ao se pensar na proposta de requalificação do entorno do Lago Joaquina, duas delas foram um consenso que acabou por nortear as demais decisões de projeto. A primeira estava ligada à percepção de perímetros delimitados por cercamentos em diversos pontos do parque. Essa constatação levou ao princípio de que a proposta deveria potencializar ao máximo os locais de ingresso de pessoas para o interior do parque com o objetivo de ampliar a sensação de conexão. Dentro desse conceito surge uma primeira decisão, em que se considerou remover cercas e vegetações existentes em diversos pontos do parque no sentido de torná-lo mais convidativo e integrado. Além disso essa decisão possibilitaria a incorporação dos trajetos das pessoas, melhorando assim a conectividade com o entorno. A segunda consideração levantada estava relacionada à sensação da existência de uma divisão territorial, uma separação entre a área do perímetro do lago e a área relacionada com o Território Criativo. A solução para responder a essa sensação de segmentação seria a criação de um circuito peatonal interno que, ao mesmo tempo que atende ao programa, é visto como um elemento que dialoga com o conceito de conexão e integração que parece fazer tanto sentido para o parque. Para esse circuito de caminhada propõe-se que ele possa ainda acomodar núcleos de apropriação ao longo da pista de caminhada, unindo as ideias de percurso, de conectividade e da fruição do espaço público.
A partir dessa abordagem foram traçadas algumas diretrizes que levam em consideração as particularidades do programa a ser atendido aliadas ao entendimento de que a requalificação do parque deva ser promotora da vitalidade urbana local:
a) incrementar as possibilidades de ingresso de pessoas para o interior do parque eliminando cercamentos em locais de fácil acesso, como nas bordas do parque voltadas para as ruas F. G. Bier e Leopoldo Rosenfeld;
b) eliminar parcialmente o cercamento do perímetro do lago e criar espaços de contemplação e de lazer melhor relacionados com a água através de uma interface mais amigável e livre de barreiras;
c) criar espaços de fruição e apropriação ao longo do percurso peatonal, tornando o próprio trajeto uma intervenção significativa e estimulante para o convívio das pessoas;
d) priorizar a circulação dos pedestres em detrimento dos carros através de uma via com característica de “traffic calming” e localizar os estacionamentos muito próximos do local de acesso;
e) utilizar a infraestrutura existente no parque nas intervenções de requalificação, principalmente no que diz respeito às edificações, evitando mudanças de locais no sentido de se promover a economicidade da proposta;
f) procurar ter uma boa interpretação das características da cidade ao propor materiais e revestimentos no sentido de dialogar bem com a cultura local e gerar senso de pertencimento;
g) tirar partido da vegetação existente, com o acréscimo de algumas espécies arbóreas para sombreamento; com a criação de canteiros de espécies arbustivas para organizar percursos e delimitar espaços e ampliar áreas gramadas para lazer e relaxamento ao ar livre.

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Segundo Lugar

Pasta 4

Nº de Inscrição 115

ANDRE AUGUSTO PREVEDELLO

MENDES E PREVEDELLO ARQUITETURA E ENGENHARIA LTDA

Curitiba/PR

Ficha Técnica

Empresa: AP Arquitetos - Mendes E Prevedello Arquitetura E Engenharia Ltda ; Curitiba -PR

Autor e Responsável técnico : Arquiteto e Urbanista André Augusto Prevedello - Co- Autor: Arquiteto e Urbanista Estevan Barin Moreira

Colaboradores:
Arquiteto e Urbanista Marlos Hardt
Arquiteto e Urbanista Leonardo Fanfa Pedroso
Arquiteto e Urbanista Pedro Henrique Barros da Silva
Geóloga Tais Mendes de Freitas Prevedello
Estudante de Arquitetura e Urbanismo: Murian Victor Kegel Dutra

Consultores Luminotecnia:
Engenheiro Eletricista Guilherme Ansiutti Pinheiro
Designer Priscila Mercial Tesser

Texto Resumo da Proposta

REORDENAR OS VALORES PAISAGÍSTICOS E CULTURAIS DO LAGO A requalificação do Lago Joaquina Rita Bier é um exercício de organizar uma nova centralidade para a comunidade local. Organizar um parque com atributos contemporâneos que atenda também a vocação turística do município de Gramado. Para torná-lo convidativo, atendendo e melhorando a relação com os atuais usuários e priorizando a paisagem existente, propomos a criação de eixos específicos que dialogarão com seu público-alvo. Paralelo a rua Leopoldo Rosenfeld - Eixo Bairro Planalto- centralizando novas atividades e interesses da comunidade local e propiciando novas relações com o Lago Joaquina Rita Bier. Tendo a ilha como referência- Eixo Cultura e Lazer- unifica atividades de interesse cultural e lazer amarrando o parque no sentido sudoeste- nordeste. Requalifica e cria novos usos aos espaços públicos com incentivo às práticas sociais e culturais. Com intuito de facilitar a circulação entre os eixos, uma transversal de eventos e passagem é desenhada, valorizando a circulação entre os públicos e otimizando circulações no sentido rua Reinaldo Bertolucci e Avenida Borges de Medeiros. Uma matriz de flores, forrações e arbustos compõem a paleta vegetal utilizada, referenciando as interfaces culturais e ambientais, seja da relação local com seus imigrantes, seja da conexão entre os biomas Mata Atlântica e Pampas. Espécies arbóreas nativas e próprias para arborização urbana complementam a paleta e dialogam com a vegetação nativa preservada. Os desenhos de pisos e pavimentação dos eixos foram utilizados como estratégia para ordenar fluxos e organizar espaços, priorizando a permeabilidade do solo, a utilização de materiais de fácil obtenção e a acessibilidade universal. Assim, propomos reordenar a utilização dos espaços públicos existentes integrando os elementos de valor paisagístico e cultural atribuindo qualidade e novas conexões.

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Terceiro Lugar

Pasta 21

Nº de Inscrição 124

AUGUSTO LONGARINE

TEMPO ARQUITETOS LTDA

Jundiaí/SP

Ficha Técnica

equipe:
Tempo Arquitetos + Felipe Suzuki e Gabriel Hirata

local:
São Paulo, SP

autores:
Augusto Longarine (arquiteto e urbanista; responsável técnico)
Felipe Suzuki Ursini (arquiteto e urbanista)
Gabriel Andreoli Hirata (arquiteto e urbanista)
Luiz Sakata (arquiteto e urbanista)

colaboradores:
Fernando Mauad (estudante de arquitetura e urbanismo)
Mateus Silva (arquiteto e urbanista)
Pedro de Borba (estudante de arquitetura e urbanismo)

Texto Resumo da Proposta

Parte-se do pressuposto de que o parque em torno do Lago Joaquina Rita Bier, em sua configuração atual, atende bem a diversas atividades de fruição cotidiana e excepcional. Todavia, carece de coesão e legibilidade. É muito feliz que estejam congregadas atividades de lazer, descanso, educação, esporte, trabalho e festividades em um mesmo equipamento público e de livre acesso; as arquiteturas e trato paisagístico existentes, no entanto, marcam essa diversidade de forma recortada e pouco harmoniosa, em uma sobreposição de tempos e usos subaproveitada pela morfologia dispersa dos espaços livres e elementos de divisão e conexão. A presente proposta busca - através de adições arquitetônicas pontuais, remoções criteriosas e requalificação sistêmica da paisagem - conferir unidade ao todo, caracterizando um parque coerente em sua diversidade.
A principal adição proposta determina um novo eixo orientador da paisagem e da circulação, demarcando o sentido longitudinal do parque e conectando os dois lotes originais - ‘Lago’ e ‘Hotel’. A divisa entre eles é reforçada na mureta de contenção do desnível que a acompanha; a assertividade torna possível uma transição pontual, evidente e convidativa, entre as duas zonas do parque, agora claramente separadas e unidas. Na amplitude do lago, em seu recinto rebaixado e de visuais desobstruídas, irrompe detrás das árvores a longa pérgola em disposição linear, sinalizando um caminho a perseguir, mas também desmentindo pretensões utilitárias - pouco afeitas a um parque - ao terminar abruptamente sobre a água.
Da mesma forma, a intervenção sobre o desnível entre a avenida Borges de Medeiros e a esplanada principal do parque se utiliza da linearidade austera para marcar a paisagem. É proposto um extenso muro de gabiões para a contenção do talude existente e alargamento da calçada - que tem toda sua extensão convertida em mirante, com espaço para contemplação da vista e implantação de mobiliário. O parapeito é incorporado ao gabião, descartando os guarda-corpos que remetem a um ‘cercamento’ do parque. Com desenho de monumentalidade simples e geométrica, o muro fortalece - por contraste - a leitura da topografia e a sinuosidade da linha d’água. São escondidas e reveladas as escadarias de acesso e o programa ‘interno’ ao muro, com sanitários, casa de máquinas e cafeteria. Uma pequena marquise é suficiente para abrigar mesas e cadeiras e proteger o acesso aos sanitários, sem pretender protagonismo ou obstrução da esplanada, onde deve ser preservada a possibilidade de montagem de grandes estruturas temporárias.
Em torno do lago, um perímetro externo interpreta de forma geométrica as linhas gerais da orla existente para determinar as pistas de corrida - em piso esportivo de borracha reciclada - e caminhada - em piso de concreto. No interstício entre o passeio e a linha d’água, resulta uma faixa variável de aproximação ao lago: ora estreita, com plantio, ora em bolsões de estar, mobiliados - sempre com piso de pedriscos sobre terra batida, como um leito maior. Julgou-se pertinente a retirada dos guarda-corpos para uma relação imediata com o corpo d’água: sentar à beira do lago é um prazer que não se pode negar aos visitantes.

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Demais Propostas

Pasta 3

Nº de Inscrição 137

RODRIGO TROYANO PRATES

TROYANO ARQUITETURA E ARTE LTDA

Porto Alegre/RS

Ficha Técnica

Troyano Arquitetura
Rodrigo Troyano - Arquiteto e Urbanista - Autor
Nicolle Magalhães - Arquiteta e Urbanista - Autora

Texto Resumo da Proposta

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos. [...]*
Acreditamos em uma sociedade coletiva, plural e inclusiva. Portanto, uma de nossas premissas de projeto tratou da supressão de qualquer barreira que pudesse limitar de algum modo o acesso para o interior do parque. Sejam barreiras explícitas, como as grades, bem como as barreiras que as diferenças de alturas de níveis ocasionam. Nosso projeto pretende um parque não excludente, acessível por todos os lados e por todas as pessoas.

[...] que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo, [...]
Sendo livre para as pessoas (retiramos os automóveis do interior do parque), identificamos os eixos (fios de sol?) a partir dessa premissa. Ao organizá-los, fazê-los cruzarem-se, evidenciaram-se as conexões, os nós, que se transformaram em espaços essenciais dessa teia, a saber: os dois grandes decks. O deck junto a avenida Borges converte-se em rampas e escadas com arquibancadas/bancos que permitem o acesso direto do passeio com interior do parque. O deck central, por sua vez, amarra o novo anfiteatro, a secretaria de cultura e o atelier aos percursos tecidos. O edifício do café/exposições é protagonista nessa amarração e se coloca como parte (pórtico) do eixo (fio) que literalmente o cruza em direção a ilha do lago.

[...] para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos. [...]
É também premissa de nosso projeto a volta da natureza ao parque. Serão removidos todos pavimentos (devem ser reaproveitados pela prefeitura) e a vegetação nativa deve tomar conta (se vá tecendo), a natureza como presença urbana. Serão especificadas espécies da região que melhor se adaptam ao clima de Gramado.

[...] se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos [...]
O parque deve possibilitar a vida em coletivo, a troca. Nesse sentido, os dois grandes decks cumprem a função do encontro, e podem ser destinados a eventos com público. Para tanto, serão neles projetadas esperas para fixação de cabos que servirão para instalação de coberturas tencionadas, (tendas) efêmeras. Estas coberturas permitem diversos tipos de leiautes que se adaptam aos eventos que ali podem acontecer: feiras, shows, palestras e tantos outros modos de troca coletiva que possam surgir.

[...] A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.
Ao fim, percebe-se a ideia de um conjunto: uma teia de percursos e suas amarrações, que planam (livres?) sobre a vegetação livrando a microfauna. As passarelas, quando junto ao lago, ora se elevam e ora quase tocam a água, conectando os diferentes níveis das principais ruas de acesso ao parque. A partir delas, os usuários experimentam uma espécie de caminho (aéreo) sobre a água e fruem de outras visuais com novas maneiras de se perceber e se aproximar do lago Joaquina Rita Bier, bem como de toda natureza do exuberante espaço público que o circunda: luz balão.

*NETO, João Cabral de Melo. Tecendo a Manhã. 1966.

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Pasta 5

Nº de Inscrição 120

JOSé WAGNER DE MARTINS JUNIOR

JOSE WAGNER DE MARTINS JUNIOR - ARQUITETURA

Umuarama/PR

Ficha Técnica

Arquiteto José Wagner de Martins Junior - CAUPR: A126.460-5
Arquiteto Fabiano Francisco de Souza - CAUPR: A13.89.22-0

Texto Resumo da Proposta

A proposta de requalificação possuí como partido Arquitetônico o contraste entre o contemporâneo e o tradicional, demarcando as formas exuberantes das edificações tradicionais existente no local e deixando em evidencia a Arquitetura Industrial em estruturas metálicas, destacando sempre o Tradicional com o Contemporâneo
Acessibilidade foi a principal ferramenta de concepção do projeto, sendo elaborado duas grandes rampas imponentes de acesso pela avenida Borges de Medeiros. A partir do desenvolvimento das rampas de acesso foi elaborado um traçado orgânico seguindo com a referência o traçado da via de veículos existente, formato do lago e as curvas de níveis com o objetivo de trazer ritmo e unidade a proposta, fazendo com que os usuários descubram vários espaços ao decorrer do trajeto.
A estrutura de rampas (prancha 04/05) foi criada na avenida Borges de Medeiros junto com uma área de mirante proporcionando um alargamento do passeio publico e o integrando com o espaço. Essa estrutura se projeta para dentro do terreno criando uma área coberta no nível do lago podendo ser utilizada como área para eventos ou de convívio entre os usuários.
Ainda no nível da avenida Borges de Medeiros foi proposto um pórtico principal e imponente para a demarcação do acesso com vista principal do lago. O pórtico foi elaborado em estrutura metálica com fechamento em chapas metálicas com escadas de acesso ao nível do lago e acesso ao mirante.
O mirante se encontra a nível +3,50 em relação a rua de acesso em cima do pórtico principal, possui área de permanência para fotos e contemplação do espaço, ainda seguindo o a torre de escada possui um outro mirante mais alto para um pequeno grupo de pessoa com nível de +7,00 em relação a rua, podendo ser observado em detalhes na prancha 04/05.
Os conceitos abordados na concepção do traçado foi direcionar o olhar do observador através de dois eixos principais sendo a área do mirante e rampas da avenida borges de Medeiros e o desenvolvimento de um portal com uma linha de piso demarcada na esquina da rua Leopoldo Rosenfeld com a Rua R.F.G. Bier contrastando com a malha geométrica circular dos demais caminhos.
Outro Aspecto importante é sustentabilidade, abordada na forma de não gerar entulho de construção civil desnecessária, foi proposto a reforma da área do Ateliê (Prancha 03/05) e a criação de uma fachada ventilada em estrutura metálica, revitalizando toda o espaço mantendo a qualidade de ventilações cruzadas existentes e criando uma plasticidade totalmente nova para o local. Ainda neste aspecto, foram utilizados painéis solares na estrutura dos telhados e a utilização de materiais com reciclagem de Treta Pak, chapas de alta resistência que foram utilizadas nas estruturas como deck, portais, placas e lixeiras.

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Pasta 6

Nº de Inscrição 121

ARIEL CAROLINE HERMES

ARIEL HERMES ARQUITETURA LTDA

Umuarama/PR

Ficha Técnica

Ariel Hermes Arquitetura LTDA
ARQUITETA E URBANISA ARIEL CAROLINE HERMES

Texto Resumo da Proposta

O Projeto de requalificação do entorno do lago foi conceituado para reforçar mais uma vez a homenagem feita as mulheres que detém o nome do local: Joaquina Rita Bier e Silvia Zorzanello.
Desta forma buscamos inspirações nas flores, que traduzem a feminilidade e delicadeza das mulheres, mais especificadamente as hortênsias, que são muito presentes na região, e que como mostram as fotos antigas do local eram cultivadas no entorno do lago, mas que hoje já não se encontram no paisagismo atual.
Então utilizamos a Flor e folhas da Hortência como base para todo o projeto, trazendo sua leveza ao traçado e também aos canteiros floridos para trazer vida, alegria e cor para o entorno do lago, tornando ele um espaço convidativo, de descanso e contemplação.
As hortênsias são flores de 4 pétalas que formam cachos e que variam de coloração conforme o Ph da terra. É uma planta nativa do Japão mas que adaptou muito bem na região sul, e é notável a presença dessas flores tão especiais em toda a cidade de gramado.
Temos o traçado da flor de 4 pétalas bem definidos em dois acesos: o acesso principal pelo pórtico da Praca Silvia Zorzanello e o Acesso AA, em ambos acessos, após passar por suas pétalas os caminhos feitos na sequencia representam suas ramificações e convidam os usuários a conhecer e explorar a praça e o entorno do lago.
Como hoje seu uso principal está voltado a presença de moradores locais, foram criados vários espaços de permanência com bancos e locais de descanso, tornando o espaço convidativo também para os turistas permanecerem, comtemplarem e usufruírem de um dos locais mais antigos e cheio de história de Gramado.

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Pasta 7

Nº de Inscrição 112

BáRBARA MOREIRA AZEVEDO

DERIVA ARQUITETURA LTDA

Porto Alegre/RS

Ficha Técnica

◾ Deriva Arquitetura, Porto Alegre - Rio Grande do Sul

◾ Coautora e Responsável Técnica: Bárbara Moreira Azevedo
Arquiteta e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019) e Especialista em Retrofit e Patologias nas Construções pela Universidade Uniritter-RS (cursando). Possui experiência em projetos de arquitetura, restauro, patrimônio histórico, paisagismo, interiores e comercial. Atualmente é arquiteta/administradora do escritório Deriva Arquitetura em Porto Alegre. Foi premiada com o primeiro lugar no Concurso Nacional para a nova Sede da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul em São Francisco de Paula (2022), segundo lugar no concurso internacional Favela 24h architectural competition, Ideas Forward (2018) e terceiro lugar no Concurso de ideias Maratona Micro G (2015).

◾ Coautor: German Tamayo Osorio (Talleralterno)
Arquiteto pela Universidad Nacional de Colombia (2012) e Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal de Rio do Sul (2017), onze anos de experiência profissional em projetos de espaço público, equipamentos urbanos e habitacionais, atualmente trabalha na Promotora Ferrocarril de Antioquia (PFA) em projetos de infra-estrutura de mobilidade em Medellín. Primeiro lugar nos concursos de arquitetura Parque Rumipamba Pasto, Parque Memorial de Medellín, Acupuntura urbana em Bogotá e Nova Sede UERGS em São Francisco de Paula no Brasil. Menção honrosa por seu projeto de graduação "Fachadas que Hablan" na Bienal Estudantil de Arquitetura (2012), seleção oficial na Bienal Colombiana de arquitetura (2020) pelo projeto Parque Conmemorativo Inflexión e seleção oficial em La Bienal Internacional de Arquitectura de Buenos Aires (2022) pelo projeto Parque Rumipamba. Fundador do estudo de projetos pessoal Talleralterno.

◾ Coautora: Leidy Johana Ramírez Cortés
Arquiteta pela Universidade Nacional de Colombia, Medellín (2012), especialista em projetos de Arquitetura de Interiores pela Universidade Pontificia Bolivariana - Medellín (2014) e Mestre em Desenho Urbano pela Universidade Nacional de Colombia, Bogotá (2023). Possui 10 anos de experiência em design de interiores, design arquitetônico e design urbano, com especial interesse em adaptá-los às condições climáticas locais e às necessidades do usuário final. Experiência em consultoria bioclimática e de sustentabilidade, participação em diferentes projetos de pesquisa e redação de artigos científicos. Desenvolvimento de projetos integrais, formulação, participação, coordenação e liderança em equipes interdisciplinares para a concepção, desenvolvimento de projetos em diferentes escalas em Medellín (entidades públicas e privadas).

◾ Colaborador produção de imagens: Daniel Vanegas Bernal (Outdoor Indoor)
◾ Colaborador produção esquemas 3D: Juan José Ochoa
◾ Consultoria de vegetações: Daniel Tello (Sirio & Persea)
◾ Consultoria orçamento preliminar: Natália Scheffer

Texto Resumo da Proposta

PARQUE LAGO JOAQUINA
- Percursos da paisagem -

A cidade de Gramado é repleta de riquezas e cobertura vegetal, assim como a área de intervenção: Lago Joaquina. No entorno, encontra-se o Antigo Parque Hotel, que juntos integram o inventário de patrimônio histórico e cultural mais antigo da cidade. O diagnóstico urbano enfatiza a importância de preservar as conexões urbanas, promover o uso misto e facilitar o acesso aos bens patrimoniais. O plano inclui acesso pela continuidade das vias coletoras, ciclovias conectando pontos estratégicos e corredores verdes que promovam a caminhabilidade urbana

Como processo de constituição do tecido urbano e dos espaços públicos, reconhecemos importantes características da cidade que conduziram ao traçado de três percursos essenciais e um ponto de ligação urbana entre bairro/centro. Esses percursos apesar de articularem programas diferenciados apresentam pontos de entrelaçamento, não perdendo o senso de unidade.

Conexão Urbana: para a av. Borges de Medeiros insere-se uma passarela que perpassa o Lago, articulando a rua Horácio Cardoso e por extensão um dos principais eixos da cidade com a Av. das Hortênsias. Além disso, a integração da passarela à paisagem destaca o elemento cênico da ilha, ressaltando sua vocação turística.

Percurso Contemplativo: Percorrendo as bordas do lago, dando continuidade pela Leopoldo Rosenfeld e posteriormente pelos jardins, o percurso estabelece ligação entre os elementos estruturadores do espaço aberto: Patrimônio Histórico, Lago e Praça Zorzanello. Inclui-se uma ponte secundária na parte estreita do parque, oferecendo aproximação à água e diversificando a experiência do caminhante.

Percurso Dinâmico: o uso desportivo se manifesta através de uma pista de trote que margeia o Lago e conecta as áreas estratégicas destinadas aos equipamentos de ginástica. Essas áreas estão localizadas em lados opostos, incentivando o uso da pista para apreciação ao redor do lago.

Percurso Institucional: configura a integração entre jardins, complexo Vila Joaquina, Atelier, Brizoleta, Arquivo Municipal e conduz à Secretaria da Cultura, proporcionando acesso ao Lago. Da mesma forma que ocorre nos demais trajetos, são delineadas áreas de interesse, proporcionando zonas amplas de acesso aos edifícios mais relevantes, bem como espaços de permanência.

Aproveitando que a interface da Av. Borges de Medeiros possui um desnível significativo, propõe-se um mirante generoso. A cota inferior abriga o edifício de apoio como sanitários, café e administração, com o intuito de ativar o limite entre o Atelier e o acesso ao parque pela conexão urbana. São projetadas arquibancadas que tiram proveito do desnível existente e permitem a congregação de pessoas proporcionando assistência neste espaço central.

A proposta paisagística visa revalorizar espécies vegetais típicas do ecossistema Gramadense, com atrativos frutíferos, aromáticos, aquáticos e a fauna local. Propõe-se uma paisagem regenerativa, multifuncional e de fácil manutenção, composta por forrações baixas, arbustivas e arbóreas. Sugere-se a recuperação das margens do lago por meio de uma transição natural, plantio de espécies nativas integradas ao ecossistema contribuindo para o aumento da biodiversidade e da avifauna. Sugere-se a retirada do gradil. Essa ação possibilitará a recuperação das margens por meio de uma transição natural, com plantio de espécies nativas integradas ao local.

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Pasta 8

Nº de Inscrição 129

RICARDO RUIZ MARTOS

ESTúDIO MAIS ARQUITETURA LTDA

São Paulo/SP

Ficha Técnica

Responsável Técnico: Arq. Ricardo Ruiz Martos
Co-autor: Arq. Julio Cezar Bernardes Pinto
Consultor: Eng. Luiz Eduardo


São Paulo_SP

Texto Resumo da Proposta

A proposta para o Lago Joaquina Rita Bier está ancorada em QUATRO PREMISSAS BÁSICAS, as quais nortearam nossas decisões projetuais:

_ a primeira está relacionada à ideia de preservação e manutenção das característica de ocupação do lugar ao longo de sua história, neste sentido foram mantidos as principais conexões com o entorno imediato, bem como a tradicional ocupação e uso dos espaços.
| surge assim uma ideia de continuidade, de transformação gradativa.

_ a segunda, relacionada à ideia de que a área do parque deve considerar a integração com sua avenida e ruas e adjacentes, estabelecendo assim uma imagem única e integradora.
| surge assim um redesenho das vias adjacentes.

_ a terceira está associada ao desejo de se estabelecer uma nova densidade “verde" para a área do Lago com intuito de transmitir uma imagem mais “natural”, a qual, segundo nosso critério de juízo, hoje está mais associada a presença do Lago e menos à vegetação.
| surgem assim mais árvores, mais gramados.

_ a quarta, está associada à ideia de se consolidar uma "Escala Gregária”, portanto, à necessidade de se conceber um lugar capaz de criar uma estimulante condição de permanência humana, estabelecendo assim uma relação intrínseca entre as pessoas e o meio ambiente.
| surgem assim novos Usos programáticos, novos elementos arquitetônicos.


Obviamente estas premissas estão associadas a outras questões de igual relevância, entre as quais poderíamos destacar o anseio de se qualificar e renovar o espaço urbano, outorgando-lhe um novo significado. Um fato muito particular e que pode contribuir para uma ativação das atividades sociais do Bairro Planalto está associado à recente mudança de Uso promovida pelo Plano Diretor [2022]. Com base nesta normativa legal adotamos algumas lojas na borda do Lago, na cota inferior junto à avenida Borges de Medeiros. Estes novos usos, dotados de uma forte capacidade de alterar a densidade flutuante do lugar, seriam responsáveis pela transformação da dinâmica do lugar.

A ideia de Sustentabilidade, a qual permeia toda a proposta aqui apresentada, deve ser entendida dentro uma visão holística. Tal conceito, além das convencionais preocupações relativas às questões técnicas associadas a sistemas construtivos e materialidade, deve também ser entendido a partir de questões sociais e comportamentais. Que o Lago Joaquina se transforme num lugar democrático, ameno e convidativo. Que se transforme num lugar onde as pessoas sintam prazer de “estar". A partir desta consideração imaginamos que o “parque” pode ser mais que um espaço de contemplação, que o mesmo pode também ser um lugar para o desenvolvimento de atividades cotidianas.

Pressupõe-se que o Lago Joaquina estabeleça uma nova relação com o entorno imediato, principalmente junto à av. Borges de Medeiros e rua Leopoldo Rosenfeld. A materialização desta intenção fez surgir duas “alamedas” junto às vias mencionadas. Estas alamedas, parcialmente protegidas por uma pérgula, cumprem a função de criar a “Escala Gregária” mencionada anteriormente. Surge assim um novo lugar de contemplação, uma novo lugar de lazer, um novo lugar de Estar.

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Pasta 9

Nº de Inscrição 100

GABRIEL JOHANSSON AZEREDO

GABRIEL JOHANSSON AZEREDO ARQUITETURA, URBANISMO E COMPUTACAO GRAFICA LTDA - ME

Porto Alegre/RS

Ficha Técnica

ALTA Escritório de Arquitetura
Porto Alegre, RS

Responsável Técnico:
Gabriel Johansson Azeredo , Arquiteto e Urbanista, CAU n° A74772-6 (Autor)

Equipe:
Daniel Felipe Jacobi, Arquiteto e Urbanista, CAU n° A282505-8 (Coautor)

Ruti Luíza Conrad, Arquiteta e Urbanista, CAU n° A178820-5 (Coautora)

Carlos Alexandre Naumann, Arquiteto e Urbanista, CAU n° A161406-1 (Colaborador)

Paola Osterkamp, Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo (Estagiária)

Paulo Fernando Torres Santos, Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (Estagiário)

Texto Resumo da Proposta

Entendemos que problema de requalificação do Parque Lago Joaquina Rita Bier estrutura-se a partir da integração harmoniosa entre a natureza e as necessidades da comunidade. O projeto apresentado visa congregar as expectativas relacionadas à criação de espaços ao ar livre organizados cenicamente a partir de visuais estratégicas à solução pertinente para toda a infraestrutura destinada ao conforto dos usuários.
Para fins de concepção e desenvolvimento do projeto se adotaram algumas premissas norteadoras: o emprego de vegetação nativa; preservação e valorização histórica; permeabilidade urbana; e qualidade da paisagem.
Os acessos e percursos propostos organizam o direcionamento dos fluxos dentro do ambiente paisagístico e se configuram como elementos-chave para além da experiência do passeio experimentado, sendo fundamental também na organização da ocupação dos usos no espaço, integrando o usuário e os equipamentos harmoniosamente com o meio natural.
Ao que corresponde às massas vegetais, se configuram 3 biomas no intuito de responder aos fatores próprios do sítio específico de implementação destas novas espécies, agrupadas entre si com o intuito de reforçar estes distintos caráteres das diferentes paisagens viabilizadas pela própria flora nativa: a Flora Campestre; a Flora Tropical e o Jardins das Flores .
Arquitetonicamente o parque abriga edificações de valor histórico e social importante para a cidade de Gramado, como o antigo Parque Hotel, atual Secretaria Municipal da Cultura, a antiga Brizoleta, o atelier, e os dez Chalés. No projeto está prevista a adição de duas principais novas estruturas construídas. A mais proeminente é um mirante de 39 metros de altura, proposto como o único ponto onde se consegue visualizar a cidade do alto e também o Vale do Quilombo a leste no mesmo panorama. Nesse espaço, a segunda edificação projetada acolhe o Café do Lago. A construção se dá anexa à edificação que acomoda o Atelier, arrematando uma empena cega e se relacionando francamente com a orla da lagoa, alocada confortavelmente na sombra das árvores características daquele trecho do parque. Todas as árvores são mantidas, a arquitetura oportunamente irradia a partir da edificação do atelier por entre as árvores revelando uma planta baixa compacta, mas com visuais dramaticamente acentuadas em diversas direções.
Tendo em vista pesquisas a respeito da importância da permeabilidade visual e de francos acessos ao parque, se promoveu a remoção do cercamento, onde existente, garantindo uma relação mais estreita entre os passeios e a área de intervenção. O projeto de requalificação do Parque Lago Joaquina Rita Bier vai além da viabilização pragmática dos usos consolidados, oferecendo espaços e equipamentos distintos com mobiliários urbanos autorais que convidam ao seu uso para diversas situações cotidianas. Por fim, entendemos estas qualidades como importantes para que a requalificação dessa paisagem se consolide e faça parte da cidade.

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Pasta 10

Nº de Inscrição 128

CLAUDIO RICARDO BOFF

CELEBRARE ARQUITETURA AVALIAÇÕES E PERICIAS

Nova Petrópolis/RS

Ficha Técnica

Estudio 182
Carine Arend – Arquiteta e Urbanista CAU A261994-6, projetista, desenhista e criadora
Cláudio Ricardo Boff – Arquiteto e Urbanista CAU A35573-9, projetista, desenhista e criador
Lauro Alberto Schuch – Arquiteto e Urbanista CAU A4012-6, projetista, desenhista, orçamentista e criador

Texto Resumo da Proposta

Os espaços abertos de uso público, não são delimitados por suas fronteiras, e sim por sua percepção visual, por isso propomos a permeabilidade visual e sensorial da praça.
Remover os obstáculos é necessário!
Interagir com o espaço é fazer parte dele!
As pessoas podem tomar conta do espaço urbano de maneira saudável, segura, limpa e harmônica. Todos os estímulos sensoriais podem ser usados, desde o visual, o tátil, os sons, a temperatura, e os aromas (todos sem barreiras), assim podemos deixar transparecer as reais dimensões do ambiente natural, trazendo as experiências cognitivas para flor da pele (não apenas recordações em redes virtuais), buscando o essencial para as lembranças do homem de que o espaço e tempo estão ali, de forma única, prazerosas, harmônica e natural.
A proposta é auxiliar na compreensão do espaço através do visual, sem cercas e sem muros. Melhorar a incorporação do espaço pelo cotidiano urbano.
O ser humano tem a tomada de decisão de expor-se, de usar o espaço, de ver e ser visto, ao sentir a segurança e perceber a beleza do ambiente ao tempo que suas outras habilidades sensoriais se tornam aguçadas e equilibradas (tempo de desfrutar).
Muros e grades:
Barreiras intimidam as pessoas ao uso dos ambientes. Hoje os lugares “instagramáveis” deixam claro que não é apropriação do espaço e do tempo pelo SER que se quer, mas sim o registro da imagem.
O uso adequado do espaço e do tempo, dedicando a eles a qualidade sensorial, proporcionarão a lembrança futura, dessa forma temos a obrigação de trazer o SER para USAR o espaço com seus sentidos. Cognição! A linha da cognição e a linha do espaço e tempo se entrelaçam como trança de todos os sentidos. Assim surge o BEM ESTAR, o PRAZER, o desfrute e a tranquilidade, bons momentos e recordações. A foto, a memória, a história, o fato a marca e quem sabe um legado.
Para sermos protagonistas de nossas vidas, precisamos deixar fluir nossa existência, sem barreiras e de forma segura.
Usar as arquibancadas como momento de reflexão, de imersão sensorial em um show, um descanso após a corrida, um ambiente de bate-papo, namoro, descontração é apenas convidar o público a apropriar-se do ambiente. Participar do cotidiano.
Andar sobre a ponte, ir na Ilha, buscar nova experiência sensorial próxima do chafariz, o encanto das luzes e a dança das águas.... ser visto e fazer parte da paisagem... trazer a ALEGRIA do SER para o URBANO. Deixar o espaço para uso de todos!

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Nº de Inscrição 118

FERNANDO DOS SANTOS ROCHA MACHADO

SCHUMACHER & MACHADO ARQUITETOS LTDA.

Caxias do Sul/RS

Ficha Técnica

SCHUMACHER & MACHADO ARQUITETOS LTDA.
Caxias do Sul, RS
Fernando dos Santos Rocha Machado, arquiteto e urbanista, autor
Rovena Maria Schumacher, arquiteta e urbanista, autora
Luana D. Fernandes, arquiteta e urbanista, colaboradora
Luany Waltrick,arquiteta e urbanista, colaboradora

Texto Resumo da Proposta

REVITALIZAÇÃO PARQUE JOAQUINA RITA BIER

CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO
PROJETO DE ARQUITETURA DA PAISAGEM

RESPEITO ao contexto geográfico, histórico, natural e humano.

RESPONSABILIDADE em adotar soluções que procurem endereçar esses âmbitos de forma equilibrada e econômica.

AUTENTICIDADE da arquitetura proposta, de forma a retratar o momento histórico atual, isenta de modismos fúteis ou falsos.

MODÉSTIA em entender que a arquitetura é fugaz perante a Natureza, cujos processos tendem a uma impermanência eterna.

Nosso projeto do parque procura intervir de forma mínima na topografia existente, desenvolvendo as potencialidades e vocações naturais que o sítio, sua topografia e vegetação permitem. Imaginamos também um parque dedicado aos moradores da cidade, uma vez que, para o turista, Gramado já apresenta inúmeras outras atrações.

Portanto, as soluções de projeto utilizadas procuram não “disneylandizar” o local, buscando, pelo contrário, a regeneração naturalística de um parque como um refúgio natural em meio a um entorno urbano extremamente artificializado e manejado antropicamente.

Optamos por um paisagismo regenerativo, que parte de um traçado de caminhos e recantos baseado na topografia existente, que será muito pouco alterada (exceto no talude de ligação criado junto à Rua Borges de Medeiros, que busca mitigar o efeito de elevação do leito da Borges, inexistente quando da criação do Lago). Tais caminhos e percursos permitem, ainda, conexões peatonais otimizadas (encurtando trajetos), para que moradores do bairro e ciclistas sejam estimulados a cruzarem o mesmo, em seus percursos quotidianos, fomentando o uso e apropriação do local (o que melhora a segurança dos usuários).

Tal paisagismo regenerativo também procura utilizar arranjos vegetais com aspecto visual naturalístico, evitando conjuntos vegetais artificialmente podados, aparados e organizados. Entendemos que tal abordagem é a mais sustentável ambiental e economicamente, porque poupa recursos (naturais e de mão-de-obra) e evita uma manutenção dispendiosa realizada com recursos da comunidade.

Uma abordagem regenerativa também passa pela possibilidade de acolher as diversas formas do existir humano, sendo o projeto de arquitetura da paisagem universalmente acessível e inclusivo, permitindo que pessoas com diferentes experiências de vida (origem sócio-econômica, deficiências físicas, idades) apropriem-se do local, possibilitando o desfrute da natureza e suas experiências,bem como de eventos comunitários e culturais não-invasivos (feira do Livro, artesanato, festival de bonecos, etc.), que permitam a fruição contínua e harmoniosa de diferentes usuários.

Entendemos, por fim, que um parque que tem sua razão de ser e o próprio nome a partir de um corpo d’água de tamanho significativo, o processo geral de Revitalização [revigorar; trazer vida de volta, v.t] tem que considerar como uma meta alcançável a revitalização da água do Lago em si, despoluindo-a e trazendo de volta vida natural ao mesmo, tornando o lago passível de ser populado por peixes, patos, gansos (fotos históricas demonstram que já conviveram ali) e algumas espécies vegetais não proliferantes, nem predatórias, promovendo um arranjo de espécies que estabeleça uma harmonia auto-reguladora.

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Pasta 12

Nº de Inscrição 102

BRUNO WERNER METZLER FILHO

METZLER ARQUITETOS ASSOCIADOS

Blumenau/SC

Ficha Técnica

Ficha Técnica

[ Metzler Arquitetos Associados S/S ]

Bruno Werner Metzler Filho [ Arquiteto e Urbanista ]
James Pessoa Fernandes [ Arquiteto e Urbanista ]
Maria Eduarda Ballmann [ Arquiteta e Urbanista ]
Gabriela Miranda [ Arquiteta e Urbanista ]
Sebastian Molina [ Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo UCV/FURB ]

[ Consultores Técnicos ]

Eng. Raquel Costa Simon e Eng. Beatriz Jahn Deschamps (Planilha de Orçamento)
Eng. Carlos Egerland (Hidrossanitário/PCI)
Eng. Maurício Carlos Kreibich (Elétrico/PCI)
Eng. Marcus Bittencourt (Climatização e Exaustão)
Eng. Luiz Carlos Gulias Cabral (Estrutural e Fundações)
Eng. Heiko Budag (Engenheiro Florestal)
Arq. e Urb. Guido Paulo Kaestner Neto (Paisagismo)

Texto Resumo da Proposta

[ O PARQUE URBANO E A CIDADE ]
O urbanismo contemporâneo mantém expectativas sempre muito elevadas sobre os parques urbanos localizados nas regiões centrais e periféricas das cidades e, de sobremaneira, é o posicionamento mais esperado quando há uma passividade e uma omissão em relação às soluções urbanas mais abrangentes.
Quando a palavra “abrangente” é utilizada, significa essencialmente o uso de uma abordagem multidisciplinar na busca de um efetivo resultado na requalificação de um parque ou na criação dele. Significa que não bastam apenas novas geometrias, novas composições de materiais, novos tratamentos visuais, novos usos, novas funções e mobiliários urbanos atuais, trata-se sim de um entendimento amplo e profundo do Lugar onde o parque está inserido.
O Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do Entorno do Lago Joaquina Rita Bier é o momento perfeito para que a proposta coloque em prática o entendimento do Lugar, da Cultura Local, dos Habitantes de Gramado e da força turística como principais ferramentas de intervenção urbana.
Trata-se essencialmente de um exercício urbano bidirecional - da cidade para o parque e do parque para a cidade – na busca pela essência do Lugar, fomentando uma total sinergia urbana tendo o cidadão como amálgama entre ambos. Caso contrário, recairemos nos mesmos erros de outrora, quando parques e praças não passavam de “ilhas urbanas” relegadas ao abandono, à marginalização e ao esquecimento mesmo que vultuosos investimentos fossem aplicados.
[ AS INTERFACES URBANAS ENTRE PARQUE E BAIRRO ]
As interfaces urbanas simbolizam as relações entre o parque, o bairro, suas funções e seus usos institucionais, públicos e privados, atuando como elementos conectores fundamentais à ressignificação da vitalidade urbana naquele Lugar.
Possuindo usos diversificados - institucionais, hoteleiros, serviços, lazer, turístico e residencial – o bairro caracteriza a própria cidade em transformação, tendo a revitalização do Parque Joaquina Rita Bier como grande impulsionador à permanência, à contemplação, à prática desportiva, à educação e ao lazer aos moradores e visitantes de Gramado.
A eliminação de todas as “fronteiras segregadoras” – os gradis e cercas – é o primeiro passo ao sentimento de fruição na relação bairro-parque e no claro fortalecimento e definição das três interfaces urbanas.
O segundo passo é propor a criação de calçadas cuja morfologia orgânica induza o transeunte à uma aproximação física e sensorial com o parque em si, aguçando assim os seus sentidos e o seu interesse pelo espaço urbano.
O terceiro passo é propor o fechamento da Rua Leopoldo Rosenfeld aos finais de semana, gerando assim um conceito de urbanidade dinâmica e flexível capaz de estabelecer uma fusão entre bairro e parque expandindo-o às testadas dos imóveis existentes naquela via.
[ SUSTENTABILIDADE, MOBILIDADE, INCLUSÃO, PLURALIDADE E CIDADANIA ]
A sustentabilidade, a mobilidade, a inclusão, a pluralidade e a cidadania são premissas básicas à revitalização deste parque urbano que leva em consideração os usos e funções em harmonia, a preservação dos espaços verdes e a consequente geração de benefícios ambientais, sociais, urbanos, econômicos, saúde e culturais aos cidadãos gramadenses.

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Pasta 13

Nº de Inscrição 127

GUSTAVO RAMALHO MENDES GARRIDO

ARCHSCAPE ARQUITETURA E PAISAGEM LTDA

São Paulo/SP

Ficha Técnica

Archscape Arquitetura e Paisagem Ltda

Integrantes:
Gustavo Ramalho Mendes Garrido, Arquiteto, Concepção inicial, textos e desenhos à mão livre.
Michele Saidon, Arquiteta, Desenhos arquitetônicos e Diagramas.
Thereza Raquel Sindona Silva, Arquiteta, Implantação, montagem de pranchas e documentos.
Yasmin Teles Bertti, Arquiteta, Cortes e elevações.
Lucas Slindvain Bagnariolli Freitas, Arquiteto, Perspectivas 3D.
Leila Pedroso Leme, Arquiteta, Diagramas e plantio.
Nadyele Letícia Marinho, Arquiteta, Detalhamentos.
Marcos Takano Contart, Arquiteto, Detalhamentos.

Texto Resumo da Proposta

Espaços de especial interesse nas cidades precisam ter planejamento que confiram a eles o status de marco urbano, para que eles possam cumprir plenamente seu papel na cidade. Acreditamos, ainda mais, que este marco passa a ser muito mais útil na medida em que ele abriga a escala humana e que possa proporcionar experiências agradáveis e diferenciadas. Assim surgiu a ideia: a criação de uma passarela, no nível da avenida Borges de Medeiros que adentra o parque, repousa gentilmente sobre a ilha do lago e é finalizada com um pórtico vazado. Essa estrutura representa um marco urbanístico, emoldura a paisagem, promove sombreamento (abrigando o café) e é um artifício de captação de água de chuva para reuso. Sua cor (e dos guarda corpos propostos) aludem à floração típica das cidades turísticas e reforçam o caráter marcante desse elemento. De cada lado dessa estrutura, idealizamos arquibancadas que estabelecem uma conexão direta com a esplanada de eventos culturais diversos ao ar livre e servem de assento para os eventos tradicionais celebrados no Parque. Sob elas, locamos
um conjunto de sanitários e fraldário, um conjunto de cada lado.

Reforçando a integração com a cidade, decidimos eliminar os cercamentos, reforçar a arborização urbana no entorno e adentrando o parque e reestruturar a rede de caminhos para estabelecer toda a amarração. Eliminando as barreiras que as duas matrículas hoje apresentam, esse percurso, proposto em largura mínima de 3 m, ora entra na calçada, ora está suspensa sobre o lago, criando assim experiências únicas e especiais. No trecho que ladeia a Rua Leopoldo Rosenfeld locamos a academia ao ar livre, composta por conjunto único e multifuncional de peças em inox.

Integrando as edificações, configuramos na região do edifício da Secretaria e Cabanas uma esplanada que nominamos de Território Criativo e Cultural, com piso contínuo de pedra portuguesa branca e preta e paginação inspirada em desenhos étnicos, remetendo à cultura dos povos originários e à herança africana. Este piso integra inclusive a Arquibancada e Sanitários do Anfiteatro coberto, mantidos conforme projeto fornecido. O desnível atual, entre a entrada da Secretaria e o passeio do lago, será vencido por meio de uma elegante arquibancada gramada. O acesso ao local (pela Rua Leopoldo Roselfeld) fica exclusivo para pedestres e propomos relocação da construção Brizoleta em área próxima e conectada a esse novo piso, sendo o estacionamento e o bicicletário locados ao lado do Arquivo, com acesso pela Rua F. G. Bier.

Para o Atelier propomos a sua preservação, entendendo ser uma edificação que já dialoga com as construções existentes e não propomos intervenção na infraestrutura do chafariz.

Propormos dois pórticos novos em substituição aos antigos, sendo um para a entrada do Território Criativo e Cultural e outro para o acesso de automóveis pela Rua F. G. Bier. O pórtico da esquina será retirado.

A praça Silvia Zorzanello será reconfigurada para abrigar dois playgrounds para crianças de faixas etárias diferentes e redesenhamos os pisos na esquina de forma a criar um canteiro circular, cujo centro abrigará a Estátua Kikitóide.

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Pasta 14

Nº de Inscrição 109

MARIO ARTURO FIGUEROA ROSALES

FIGUEROA ARQUITETOS ASSOCIADOS LTDA.

São Paulo/SP

Ficha Técnica

FIGUEROA ARQUITETOS ASSOCIADOS LTDA.
CNPJ 50.017.798/0001-52 _ CAU PJ24302-7
Rua da Consolação 222, Salas 1302-1303
Bairro da Consolação _ CEP 01302-901 | São Paulo SP
Responsável Técnico | Arq. Mario Figueroa | CAU A16445-3

EQUIPE

Autores
Arq. Mario Figueroa
Arq. Daniel Maioli
Arq. Gustavo Bondezan
Arq. Erick Vicente
Arq. Fernanda Ruggeri Savietto

Colaboradores
Arq. Carlos Garcia (Imagens 3D)
Est. Pedro Paes Morais
Est. Joaquín Valdés Valenzuela
Est. Isabela Duck Lochter Arraes

Texto Resumo da Proposta

O PARQUE LAGO JOAQUINA E A REINVENÇÃO DA PAISAGEM

Um pouco da história da Paisagem | Contextualização do Conceito e Partido

Mesmo idealizado no século XX, não há como, ao analisar o Lago Parque Joaquina, não pensar nos primeiros Passeios Públicos do país. O primeiro espaço público tratado do país foi construído no Rio de Janeiro durante os anos de 1779 a 1783. As características clássicas presentes em seu desenho predominam durante toda a primeira parte do século XIX, tanto na concepção do jardim privado, como na dos espaços públicos.

Alguns espaços, entre eles os Jardins Botânicos do Rio de Janeiro e de São Paulo (atualmente Jardim da Luz) e os Passeios Públicos em diversas cidades, são ajardinados e parcelados em canteiros geometrizados que se utilizam de simetrias e traçados ortogonais, onde se valoriza sempre pontos focais como marco, seja ele fonte, escultura ou coreto. Essas características e virtudes que estão presentes também no Parque Lago Joaquina nos orientou no sentido de uma intervenção significativa, mas ao mesmo tempo precisa e unificadora.

Um Parque Lago aberto ao uso, aos estímulos e aos acontecimentos

Consideramos essencial para constituir um lugar a configuração de seu espaço, devendo possuir uma delimitação clara, limites precisos. É necessário saber quando se está dentro e quando se está fora. Os limites de um espaço urbano não são barreiras, são artifícios de projeto utilizados a favor da hierarquia e qualificação da paisagem urbana. Propomos um Parque-Lago aberto ao uso, aos estímulos e aos acontecimentos cotidianos.
[1] Hierarquizar percursos: Os espaços públicos precisam constantemente ser alimentandos pelos fluxos e deslocamentos das pessoas. É isso que mantém os espaços urbanos vivos e ativos. O Novo Parque Lago Joaquina, precisa de uma revisão dos seus percursos e vias, uma pequena complementação, mas principalmente uma hierarquização estruturadora que permita dar sentido ao deslocamento e qualifique as inter-relações dos Setores e suas atividades. A complementação de um eixo parcialmente existente permite constituir uma espinha dorsal que dá um sentido e caráter ao Parque e permite um novo relacionamento principalmente com o Lago e sua ilha, com o restante do Parque.

[2] Articular espaços: o Parque apresenta hoje uma desarticulação entre suas partes. A hierarquização das vias internas e perimetrais permitirá não somente a clareza e fluidez, mas a conectabilidade entre os distintos programas e acontecimentos. Sem perder a autonomia, propomos uma diversidade espacial adequada para cada programa de atividades, oferecendo um percurso com acessibilidade universal por toda a extensão do Parque Lago e fortalecendo e estas novas estratégias.

[3] Qualificar eventos: não se trata somente de oferecer equipamentos novos e adequados, significa pensar em um Parque que possa receber atividades e eventos que não necessariamente possamos imaginar agora. Passa por criar uma matriz de espaços públicos que se desenvolva em comunhão com a comunidade a qual foi pensada.

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Pasta 15

Nº de Inscrição 116

CAROLINA PEREIRA BAGGIO

BAGGIO ARQUITETURA CONSULTORIA SS LTDA

Porto Alegre/RS

Ficha Técnica

Empresa: Baggio Arquitetura
Equipe:
Arq. Carolina Pereira Baggio - Arquiteta - Coordenadora
Arq. Zara Pereira Baggio - Arquiteta - Coordenadora
Arq. Newton Paulo Baggio - Arquiteto - Coautor
Arq. Pedro Henrique Marcos - Coautor
Arq. Gabriel Azambuja - Arquiteto - Consultor técnico
Eng. Renan Luís Richter - Engenheiro Civil - Consultor técnico
Eng. Ricardo Bernat - Engenheiro Civil - Consultor Técnico

Texto Resumo da Proposta

O OLHAR SOBRE A NATUREZA, A CULTURA, A CIDADE.
A natureza e a cultura estabelecem uma sincronia perfeita que consolidam a origem do lugar para o morador e ou visitante.
O olhar abrangente da paisagem fica acentuada pelo lançamento de uma esplanada às margens da Av. das Hortênsias que se debruça sobre a paisagem do conjunto.
A cultura, por sua vez, se apresenta nas edificações preservadas e no novo traçado paisagístico com referência ao pintor holandês MONDRIAN. O traçado ortogonal e as cores que caracterizam a sua arte foram viabilizadas nas cabanas da Vila Joaquina.
A articulação e a integração das áreas que compõem a proposta tornam a paisagem do local rica e harmoniosa, contribuindo com o lazer da população.
Foi atribuída maior relevância ao acesso localizado na Av. das Hortênsias. A partir desse local definimos os demais acessos de forma hierarquizada e com elementos visuais importantes como totens e outros elementos de sinalização.
Junto à avenida, criamos a ESPLANADA: um novo espaço concebido para ser um local de convivência, lazer, socialização e, em especial, de contemplação com o olhar para a paisagem. Sob a Esplanada encontra-se o espaço de maior permanência do usuário, com o café, exposições, espaços de estar/apoio e o petit palco para performances que interagem com natureza do local.
Outros ambientes foram criados como o caminho dos vagalumes, o jardim dos xaxins, o jardim dos sentidos, a alameda dos plátanos e os espaços de estar.
A praça Silvia Zorzanello foi valorizada pelo jardim dos pássaros. A recreação infantil e a área de ginastica foram integradas à área da cultura.
A área da cultura - com suas edificações preservadas - foi desenvolvida a partir das referencias do pintor holandês Mondrian. As cabanas serão pintadas com as cores referenciadas em sua pintura e valorizadas por espécies vegetais. Também foram tratados de forma semelhante o Atelier com seu anexo e o arquivo público. O anfiteatro e a Secretária da Cultura foram anexados ao projeto com um todo.
Foram criados percursos para pedestres, veículos e bicicletas com pisos específicos.
Introduzimos espécies vegetais, como araucária, plátanos etc. com a finalidade de renovação das espécies do local e a valorização da paisagem.
A ilha, o lago e o chafariz são elementos extremamente importantes para a paisagem pela dominância visual. A ilha será tratada como um ponto de encontro centralizado.
Os bancos foram concebidos de acordo com os espaços propostos.
A iluminação será através de postes de 5 metros de altura, iluminação led e refletores pontuais para destacar os cenários propostos.
A acessibilidade aplicada ao local dá importância a todos os usuários.
Concluímos que esta proposta de requalificação do Lago Joaquina Bier irá resgatar o olhar sobre a natureza e a cultura da cidade, além de revigorar o sentimento de pertencimento ao local.

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Pasta 16

Nº de Inscrição 132

THIAGO FRIZON

QUINTAU ARQUITETURA PAISAGISTICA LTDA

Natal/RN

Ficha Técnica

FICHA TÉCNICA DA EQUIPE

Equipe: Quintau Arquitetura Paisagística

Thiago Frizon - Autor
Arquiteto Paisagista, com pós graduação em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros pelo IESP (2018)


Thiago de Carvalho Brito - Colaborador
Arquiteto e Urbanista, mestre em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente pela UFRN (2016).

Fernanda Lorena Rabelo de Oliveira - Colaboradora
Arquiteta e Urbanista, com pós graduação em Design e Arquitetura de Espaços Efêmeros pelo IESP (2018)

Artur Souto de Brito - Colaborador
Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela UFERSA


Rafael Antônio Gomes Carneiro - Colaborador
Bacharel em Ciências Biológicas, graduando em Arquitetura e Urbanismo pela UNIRN (2021-presente)

Texto Resumo da Proposta

A estrutura original do Parque do Lago Joaquina Rita Bier é simples, porém robusta e bem organizada, o que incentivou a proposta a concentrar-se na otimização dos usos atuais dos espaços existentes. O deck original, um dos primeiros elementos visíveis ao chegar ao lago pela Av. Borges de Medeiros, foi expandido em direção ao espaço de eventos, enquanto três novos decks foram criados ao redor, proporcionando novas perspectivas da paisagem e áreas de contemplação. Um desses decks também serve como acesso à ilha e ao mirante sobre água. O deck divide a ilha em duas áreas distintas: uma destinada ao descanso na grama e tomar um chimarrão, e outra com um vistoso canteiro de capins e flores.

A área do espaço de eventos foi ajustada para incorporar novos canteiros, ganhando também um aumento de espaço com a extensão do piso intertravado existente. Os banheiros foram mantidos em sua localização original, sendo ampliados para melhor atender às necessidades do público e suas fachadas reformadas para se alinharem à proposta. Mobiliários de descanso e lazer, como balanços e namoradeiras, foram estrategicamente instalados ao redor do lago, promovendo uma estadia mais prolongada e confortável para os visitantes.

Visando minimizar o impacto ambiental, a vegetação do parque foi suprimida apenas nas áreas indicadas pelo concurso. O paisagismo incorporou uma variedade de espécies nativas e naturalizadas, criando uma atmosfera esteticamente agradável e ecologicamente saudável. Canteiros entremeiam os caminhos, margens do parque e do lago, assim como dentro do bosque, onde diversas flores e folhas formam aglomerados de texturas, cores e sensações a serem apreciadas pelos transeuntes. Árvores frutíferas repovoam o bosque, favorecendo a recuperação de micro-habitats para a fauna silvestre, e a escolha das espécies garante uma experiência única ao longo das diferentes estações do ano.

No intuito de promover atividades físicas, uma pista de cooper conecta toda a área do parque, compreendendo dois circuitos interligados: um acompanhando os caminhos ao redor do lago e outro integrando esse perímetro à Praça Sílvia Zorzanello e atravessando o bosque. A praça foi remodelada para oferecer novas atividades de lazer para todas as faixas etárias da comunidade, incluindo dois espaços de academia ao ar livre para adultos e idosos, um half de skate e um parque naturalizado para os mais jovens. Este último é um espaço versátil construído com materiais locais, destinado ao contato com a natureza e percursos que podem ser moldados pelos próprios usuários.

Os chalés, a Secretaria de Cultura, o ateliê e demais espaços na área de intervenção recebem tratamento paisagístico que que harmoniza com a proposta do parque. Por fim, um café foi inserido entre as árvores do bosque, proporcionando uma vista privilegiada para o lago, além de uma galeria para exibição pública da produção artística do atelier.

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Pasta 17

Nº de Inscrição 119

FELIPE FACHINI MAIA

SOMMACAL MAIA ARQUITETOS SS

Jacareí/SP

Ficha Técnica

Sommacal Maia Arquitetos:
São Paulo, SP, Brasil.

Felipe Fachini Maia, arquiteto e urbanista, autor e responsável técnico.
João Pedro Sommacal de Mello, arquiteto e urbanista, autor.
João Pedro de Oliveira Souza, arquiteto e urbanista, autor.


ribasmarçal arquitetura e urbanismo:
São Paulo, SP, Brasil.

Marcelo Ribas Marçal, arquiteto e urbanista, autor.

Texto Resumo da Proposta

PROPOSTA LAGO JOAQUINA RITA BIER – RESUMO



Projeto Urbanístico e Arquitetônico para o Concurso Joaquina Rita Bier em Gramado-RS: Uma Análise Integrativa.

A proposta apresentada para o Concurso Joaquina Rita Bier em Gramado-RS visa à integração consciente de elementos tradicionais e contemporâneos. As decisões de projeto buscam uma intervenção de forma pontual e singela, entendendo que a partir das potencialidades existentes no entorno do Lago, é possível um diálogo mais potente entre a memória do território e as novas possibilidades para a demanda contemporânea de uso. O passeio urbano, as áreas verdes como lazer e os equipamentos culturais e históricos, são circundados pela paisagem urbana da região do Planalto e que servem de diretriz.

O projeto adota uma abordagem de intervenções específicas que se integram harmoniosamente com as estruturas preexistentes evitando disrupções abruptas. Essa metodologia reflete uma compreensão da arquitetura como uma narrativa contínua, alinhada à perspectiva de Bernard Tschumi sobre a arquitetura como um evento em evolução, buscando criar espaços que transcendam a funcionalidade pura e a racionalidade. As estruturas pontuais não são apenas físicas, mas experiências dinâmicas que redefinem a relação entre o usuário e o ambiente. Essa abordagem reflete a busca por uma arquitetura que vá além do estático, tornando-se uma manifestação efêmera e mutável ao longo do tempo.


Proximidade Sensorial com o Ambiente: Estratégias de Engajamento Contemporâneas.

A aplicação de técnicas de paisagismo e desenho de piso nos percursos tem o propósito de criar espaços que promovam uma conexão sensorial mais profunda entre o pedestre e as margens do lago. Esse enfoque reconhece a importância da experiência tátil e emocional na arquitetura, indo além da apreciação visual. O redesenho das margens do lago incorpora cuidadosamente a iluminação pública como um componente arquitetônico essencial. O projeto busca criar uma atmosfera que revela camadas anteriormente subestimadas da paisagem, transformando o espaço em uma tela luminosa.
As intervenções não apenas aprimoram a estética do entorno, como na nova Praça Silvia Zorzanello, mas também enriquecem a experiência do visitante ao enfatizar visualmente pré-existências (Brizoleta; Cabanas; Secreteria de Cultura; Atelier), proporcionando um ambiente mais convidativo e acolhedor. O cuidado meticuloso com a escolha das espécies e o design paisagístico refletem a identidade única de Gramado, e o comprometimento em promover espaços públicos que conectam harmoniosamente a natureza e a comunidade local. Considerando a notoriedade de Gramado por suas condições climáticas, como frio, neblina e, ocasionalmente, neve, as áreas de permanência descobertas que permitem a exposição ao sol são valorizadas. Nesse sentido, o projeto incorpora novas áreas gramadas ao redor do lago, equipadas com bancos de concreto, arbustos ornamentais e iluminação adequada para uso noturno.

Ao integrar elementos naturais e arquitetônicos de forma equilibrada, a área ao redor do Lago Joaquina Rita Bier se transforma em um cenário para atividades recreativas, encontros sociais, eventos e momentos de contemplação. Essa valorização do espaço público não apenas preserva a identidade local, mas também contribui para consolidar Gramado como um destino que une tradição, beleza e inovação em suas intervenções urbanas.

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Pasta 18

Nº de Inscrição 117

MARCIO LUIZ OPPITZ RIBAS

MR ARQUITETURA DA PAISAGEM LTDA

Canela/RS

Ficha Técnica

- MARCIO LUIZ OPPITZ RIBAS, Responsável Legal da MR ARQUITETURA DA PAISAGEM LTDA., inscrita no CNPJ 31.956.499/0001-39 e CAU PJ: PJ45464-1
- Marcio Luiz Oppitz Ribas, inscrito no CPF sob o nº 507.98.200-04, devidamente registrado no Conselho Profissional CAU / RS sob o nº A34518-0.
marcio@mribas.com.br
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UNISINOS.
Cursos de Extensão em Projetos de Parques, Hotelaria de Grande Porte, Análise Ambiental e Urbana Territoriais e Destinos Turísticos, Storytelling, Neuro marketing, Co criação, Paisagismo, entre outros.
Pós-graduado em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular pela PUC-RS.
Pós-graduando em Gestão de Cidades pela UNISINOS-RS.
- JULIANA TASSINARI CRUZ, inscrita no CPF sob o nº 956.512.250-72, devidamente registrada no Conselho Profissional CAU / RS sob o nº A34518-0.
juliana@mribas.com.br
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS.
Cursos em projetos de Parques, Praças, Mobiliário Urbano, Equipamentos Lúdicos, Prática Metodológica e Sinalética.
Mestre em Engenharia Civil – Meio Ambiente, cidades e comunidades sustentáveis pelo Instituto NORIE/UFRGS.
- LUIZ MARCOS BORGHETTI, inscrito no CPF sob o nº 294.353.740-34, devidamente registrado(a) no Conselho Profissional CAU/RS sob o nº A9270-3.
borghetti@mribas.com.br
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela ULBRA;
Especialista em Compatibilização de Projetos e Acessibilidade Urbana.
Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo PROPAR/UFRGS.
- GRAZIELE DEMENEGHI MARTINI, inscrita no CPF sob o nº 019.878.400-70, devidamente registrada no Conselho Profissional CAU-RS sob o nº A160188-1
graziele@mribas.com.br
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNISINOS.
Especialista em Arquitetura da Paisagem, Produção Gráfica e Conceituação.
Mestranda em Planejamento Urbano Regional pelo PROPUR/UFRGS.
- ANDRESSA MUELLER, inscrita no CPF sob o nº 031.589.660-42, devidamente registrada no Conselho Profissional CAU-RS sob o nº A175504.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FEEVALE.
Mestra em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR/UFRGS.
- ALINE DAIANA DRUMM, inscrita no CPF sob o nº 025.627.840-73, devidamente registrada no Conselho Profissional CAU/RS sob o nº A2942453.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FEEVALE.
- CAROLINA PORT EISMANN, inscrita no CPF sob o nº 024.965.900-08.
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela FEEVALE.
- GABRIELA BOELTER BONATTO, inscrita no CPF sob o nº 041.956.530-29.
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela FEEVALE.
- BERTHA ZANATTA, inscrita no CPF sob o nº 681.480.460-34, devidamente registrada no Conselho Profissional CAU/RS sob o nº A26835-6.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNISINOS.
Especialista em Acessibilidade

Texto Resumo da Proposta

O projeto do Parque Joaquina Rita Bier é uma iniciativa inovadora que visa transformar esse espaço em um ícone de integração social e sustentabilidade em Gramado. Inspirado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o projeto abrange uma variedade de estratégias para aprimorar a conectividade urbana e social na cidade. Alinhado ao ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), o projeto propõe a criação de espaços inclusivos e acessíveis, eliminando barreiras físicas e sociais. Dentre as estratégias de integração social a proposta inclui a promoção de eventos culturais, atividades comunitárias e a valorização de artistas locais que já contribuem para a riqueza cultural do parque.
O coração do projeto é a introdução de uma passarela inovadora que cruza o parque, conectando a movimentada Avenida Borges de Medeiros aos bairros locais representados pela Rua Leopoldo Rosenfeld. Essa importante passarela não apenas facilita a mobilidade, mas também simboliza a união entre a atmosfera turística e a vida cotidiana dos moradores, superando as barreiras naturais da geografia do terreno.
O eixo proposto para implantação da passarela é constituído por uma diagonal que cruza o parque, passando sobre o lago e proporcionando diferentes perspectivas. Este eixo constitui-se como o principal eixo estruturador do projeto, que se une a uma malha cuidadosamente planejada, seguindo linhas que replicam o padrão geométrico das ruas nos bairros adjacentes. Neste sentido, a passarela não é apenas um ponto de acesso eficiente, mas uma costura urbana que transcende barreiras geográficas, simbolizando a união harmoniosa entre diferentes atmosferas.
A hierarquia viária interna otimiza a circulação no parque, conectando pontos chave, como o largo na Av. Borges de Medeiros, o lago, a passarela, os espaços culturais e artísticos, a ilha e o playground. Essa estrutura guia o fluxo interno do parque, e ainda conta uma história de conectividade, inclusão e harmonia no tecido urbano da cidade de Gramado.
O playground é um diferencial marcante, dividido em quatro áreas temáticas que homenageiam os povos originários, as colônias históricas adquiridas por Joaquina Rita Bier, a cidade de Gramado e a ruralidade. Essa proposta visa estimular a criatividade das crianças e promover a educação e valorização da herança local.
Os equipamentos urbanos propostos contemplam bebedouros, lixeiras, bancos, áreas de descanso, mesas de piquenique e totens informativos, integrados de forma harmônica para oferecer conforto e funcionalidade aos visitantes. Elementos de sustentabilidade são incorporados, desde a escolha de materiais mais sustentáveis até sistemas eficientes de gestão de resíduos e iluminação de baixo consumo energético.
O projeto busca transformar o Parque Joaquina Rita Bier em um local vibrante e consciente, e posicionar Gramado como uma referência em desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. A iniciativa visa atrair visitantes interessados na experiência única proporcionada pelo parque, tornando-o um modelo exemplar de integração social, cultural e ambiental.

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Pasta 19

Nº de Inscrição 131

LAíS MARQUES ARAúJO

LAíS MARQUES ARAúJO

Belo Horizonte/MG

Ficha Técnica

Nala Arquitetura, Laís Marques Araújo, arquiteta urbanista, Luís Guilherme rodrigues de Oliveira Hovadick, arquiteto urbanista e Marco Antônio Carazza, projetista.

Texto Resumo da Proposta

O presente projeto vem com um olhar aglutinador, que pretende além de valorizar as características da área de intervenção, somar diversidade de usos, formas de ocupação dos espaços e dinamismo da paisagem.
As intervenções consistem na requalificação urbanística dos acessos e calçadas voltadas para a Avenida Borges de Medeiros, com a criação de espaços de permanência e acessos intermediários à partir de arquibancadas propostas com o aproveitamento do desnível existente entre a rua e o Parque; Criação de deck em formato orgânico com espaços de permanência e remanejamento dos acessos pela Rua Leopoldo Rosenfeld, de forma a fortalecer os eixos de acesso e uso dos espaços à partir da área residencial do bairro; Criação de caminhos pavimentados para caminhada e de ciclofaixa de caráter recreativo, conectada à malha urbana existente; Conexão dos espaços recreativos e verdes aos bens culturais e educativos presentes na área de intervenção; Inclusão de estrutura flutuante portadora de concha acústica e equipamentos de sonorização que propiciem a realização de eventos de diversos tipos a céu aberto com a utilização das arquibancadas propostas; Implantação de novos mobiliários urbanos propositalmente distintos dos utilizados comumente nos espaços públicos da cidade mas que se harmonizam e se complementam;
As intervenções propostas estimulam a integração dos espaços públicos e o fortalecimento das conexões, que pretendem propiciar um recorte urbano mais vivo, permeável e pedonal. As conexões e estímulos aos eventos, e melhor acesso aos bens culturais e educacionais proporcionam a apropriação de espaços outrora ociosos e potencializam o caráter turístico e plural do território, que deverá atender de forma eficaz e agradável a todos os seus utilizadores.

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Pasta 20

Nº de Inscrição 108

RODRIGO MARTINS GHELLER

TERRAçO PAISAGISMO LTDA

Florianópolis/SC

Ficha Técnica

Escritório: Terraço Paisagismo

Nome da Equipe:
Nome do Integrante: Paloma Xavier Pereira
Formação: Arquiteta e Urbanista

Nome do Integrante: Rodrigo Gheller
Formação: Arquiteto e Urbanista

Nome do Integrante: Éliton Renan Kutas.
Formação: Arquiteto e Urbanista

Nome do Integrante: Júlio Gubert
Formação: Arquiteto e Urbanista

Texto Resumo da Proposta

O Projeto de requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier busca valorizar o uso do espaço público pela comunidade gramadense, de maneira integrada ao tecido urbano do bairro Planalto, às demandas comunitárias e à valorização da paisagem e da memória da cidade.

Sua localização, próxima ao acesso de Gramado, configura o parque como um elemento de recepção à cidade turística pela Av. Borges de Medeiros, ao passo que adentra a malha urbana do bairro Planalto e fornece potencial pólo de apoio às atividades culturais e de socialização dos moradores. O Parque Lago Joaquina Rita Bier representa, portanto, a possibilidade de integração dinâmica entre a apropriação espontânea da comunidade e a efêmera permanência dos turistas.

O projeto conecta o bairro à avenida a partir de um conjunto de arquibancadas e rampas que suavizam o desnível e promovem conexões entre o eixo noroeste e sudoeste. Além disso, a ampliação da calçada e implantação do Mirante na Rua Leopoldo Rosenfeld convidam o pedestre a adentrar o parque e desfrutar de uma vista privilegiada da cidade e do conjunto de edificações presentes no recorte de intervenção. O segundo eixo potencializa as conexões internas de leste a oeste, integrando a praça Silvia Zorzanello, o conjunto de edificações e o lago, por meio da realocação da ponte.

A linguagem contemporânea do traçado demarca seu tempo, dialoga com as edificações existentes e cria espaços de uso coletivo para manifestações artísticas, culturais e de lazer. O paisagismo complementa a configuração dos espaços, com a adoção de espécies nativas, tanto para as árvores como para as forrações, valorizando o potencial paisagístico da flora local.

As decisões projetuais para o Parque Lago Joaquina buscam a flexibilidade, integração e diversidades de usos, permitindo que o parque continue integrando o circuito turístico, mas que proporcione, sobretudo, a experiência de espaços adequados para as atividades de socialização da comunidade local.

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Pasta 22

Nº de Inscrição 136

THAYSSA CHRISTENSEN

EXP ARQUITETURA LTDA

São Paulo/SP

Ficha Técnica

A EXP Urbanismo é um escritório de arquitetura com enfoque no desenho de espaços públicos e projetos de urbanismo, seu principal objetivo é criar espaços urbanos agradáveis e acolhedores com enfoque na escala humana.

Thayssa Christensen, arquiteta e urbanista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina com formação complementar em Arquitetura, Urbanismo e Planejamento Urbano pela Amsterdamse Hogeschool voor de Kunsten e MBA em Urbanismo e Data Science. Thayssa foi a responsável técnica pela equipe de projeto, além de responsável pela criação de arquiteturas e representação técnica.

Carlos Henrique Correa, arquiteto e urbanista graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina com educação complementar em Urbanismo e Paisagismo pela Universidade de New South Wales, Australia. No desenvolvimento deste trabalho foi responsável pelo desenho global dos espaços públicos e pela representação tridimensional da proposta.

Gabriela Budel, arquiteta e urbanista graduada pela Universidade Franciscana com formação complementar (MBA) em Cidades Responsivas. A integrante foi responsável pela concepção geral da proposta e pelo desenvolvimento técnico relacionado às arquiteturas e também pelo levantamento da previsão dos custos de obra.

Laís Effting de Andrade, arquiteta e urbanista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina com formação complementar na Universidade de Sevilha e pós-graduada em Arquitetura da Paisagem pela Uninter e em Neurociência aplicada à arquitetura pelo IPOG. É mestranda na área de qualificação de espaços públicos do programa de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. A arquiteta foi responsável pela análise e compreensão das pré-existências do terreno, pela concepção global da intervenção e pelo desenvolvimento técnico da proposta.

Texto Resumo da Proposta

O Parque Joaquina Rita Bier é uma proposta de valorização paisagística - natural e cultural-, de integração identitária e de convite à permanência humana. Busca-se, prioritariamente, garantir a apreciação e enaltecimento de todas as qualidades da área de intervenção: suas curvas, seus contextos, seus equipamentos, sua natureza, sua comunidade. Desta forma, a partir de uma macroestrutura de desenho que transborda para as menores escalas, este projeto amarra todo o complexo enquanto oferece não só legibilidade de percurso e identitária mas também oportunidades para que “ o viver o parque “ seja um convite à experiências significativas na esfera urbana. O parque Joaquina Rita Bier oferece à comunidade programas abrangentes, eficientes e bem distribuídos com uma estrutura de qualidade em diversos âmbitos: um ganho para o municípo em relação à ocupação sustentável do espaço público.

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Pasta 24

Nº de Inscrição 113

ADRIANE WENDER

WENDER DEL RIO ARQUITETURA E URBANISMO LTDA

Porto Alegre/RS

Ficha Técnica

WR AQUITETURA E URBANISMO LTDA.
ARQUITETO MIGUEL DEL RIO FRANCOS (DIRETOR DE PROJETO)
ARQUITETA ADRIANE WENDER (PROJECT MANAGER)
ARQUITETO JONAS CARRARA
ESTAGIÁRIO HERMANN LERM LÖRSCH

Texto Resumo da Proposta

O Lago Joaquina, localizado no Bairro Planalto, é caracterizado por sua delimitação topográfica, com a colina da Igreja do Relógio ao norte e o desnível dos bairros Ipe Amarelo e Lago Negro ao sul. No sentido leste-oeste, está conectado às avenidas Borges de Medeiros e das Hortênsias, principais eixos da cidade. A conexão do bairro com o centro de Gramado é feita por essas duas avenidas.
A área de intervenção está situada no setor leste, com uma área de 3,19 hectares, constituída por dois núcleos: o Território Criativo Vila Joaquina, conjunto de edificações com atividades administrativas e culturais, e o entorno do Lago, área de lazer e permanência. Os acessos são pelas ruas F. G. Bier e Leopoldo Rosenfeld, com um caráter mais local, e pela Av. Borges de Medeiros, onde existe um desnível de aproximadamente 4m. Com base nisso, nossa proposta busca proporcionar o máximo de permeabilidade em seu perímetro com as vias e a maior continuidade de fluxos internos.
No núcleo do Território Criativo, o estacionamento e a localização do playground seriam deslocados internamente, criando uma interface vegetal no entorno da calçada. O playground seria colocado de forma mais centralizada e o estacionamento ao longo da via de circulação veicular.
O núcleo do entorno do Lago tem como objetivo diminuir o impacto do limite vertical de 4m no lado da Borges de Medeiros, ampliando a calçada e criando uma arquibancada direcionada à ilha, pensando na possibilidade de transformá-la em um palco para eventos. O espaço livre entre o lago e a arquibancada proposta mantém a possibilidade da implantação de atividades efêmeras, como exposições ou feiras. No perímetro do lago, a proposta tem como objetivo qualificar o circuito de caminhada, gerando uma sequência de áreas vegetadas intercaladas com espaços de permanência e contemplação.
As edificações de apoio, cafeteria e banheiros, foram localizadas entre os dois núcleos, vinculadas ao Atelier, deixando na parte posterior os banheiros vinculados ao acesso do Atelier, e a cafeteria como um corpo envidraçado direcionado para as vistas do lago. Por último, o bicicletário foi colocado em um dos acessos da rua Leopoldo Rosenfeld, onde propomos a implantação de uma ciclovia que se integra ao sistema cicloviário proposto pelo plano de mobilidade.

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Pasta 25

Nº de Inscrição 125

CAUê MARTINS SILVA

LICURI ARQUITETURA LTDA

Campinas/SP

Ficha Técnica

NOME DA EQUIPE: LICURI PAISAGISMO


Nome: Cauê Martins Silva
Função: Autor – Responsável Técnico e Coordenador Geral
Formação: Arquiteto e Urbanista, formado pela UNIP-Campinas, com mestrado em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo pelo IAU/USP, com pesquisa sobre a transformação da paisagem do Clube Náutico de Araraquara. Cursou a Escuela Técnica Superior de Arquitectura da Universidad Rovira i Virgili em Tarragona, Espanha (2014/2015). É membro do Grupo de Pesquisa de Parques Urbanos (USP/ UFSCAR) e do grupo YBY - Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem. É Diretor de Projetos na Licuri Paisagismo. Antes da Arquitetura, graduou-se em Educação Física pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, tendo atuado como educador físico em diversas modalidades.

Nome: Luiz Antonio Ferraz Matthes
Função: Autor – Paisagista e Curador Botânico
Formação: Engenheiro Agrônomo, sócio fundador, formado na UNESP, com mestrado e doutorado em Ecologia e pós-doutorado como pesquisador associado da UNICAMP na área de Restauro de Jardins Históricos quando veio, também, a participar do projeto “Patrimônio Cultural Rural Paulista” (IFCH-UNICAMP). Foi pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas na área de paisagismo e plantas ornamentais, tendo sido chefe da Seção de Floricultura de 1984 a 1998 e curador das coleções botânicas do IAC, substituindo o dr. Hermes Moreira de Souza, pioneiro na introdução de espécies vegetais na arborização urbana e paisagismo. Foi conselheiro fundador do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas – CONDEPACC de 1987 a 2007 e é Conselheiro Vitalício do Sitio Roberto Burle Marx (Patrimônio Mundial pela UNESCO), escolhido diretamente pelo mestre paisagista com quem manteve larga colaboração profissional e pessoal.

Nome: André Graziano
Função: Autor – Coordenação da Equipe
Formação: Arquiteto e Urbanista, formado pela FAU-USP, com mestrado em Paisagem e Ambiente também pela FAU-USP e doutorado (A Paisagem Educativa) pela Faculdade de Educação da UNICAMP junto ao projeto "Patrimônio Cultural Rural Paulista" (IFCH-UNICAMP). Foi Conselheiro titular do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA/SMA (2013/2016), foi Conselheiro Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/SP (2015-2017), é Conselheiro da Associação Paulista Viva, Vice-Presidente e Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP (2018-2022). É Diretor de Sustentabilidade da Pedra Verde Saneamento Ambiental e Diretor de Inovação da Urbancare – Criatividade Urbana. Com atuação Paisagística em esfera pública, pela Prefeitura de Campinas (2003-2004) e pela Prefeitura de São Paulo (2005-2010), tendo sido Assessor Especial da Subprefeitura Sé e um dos responsáveis pelo Programa Gentileza Urbana (2019-2021) que contempla inúmeras ações de Infraestrutura Verde na região central da capital. Ocupou a função de Gerente de Desenho Urbano da SPUrbanismo com foco em ações de requalificação espacial e urbana, infraestrutura verde e paisagismo até maio de 2022 e mantém-se ativo como sócio fundador da Licuri Paisagismo, empresa especializada em projetos de paisagismo e assessoria especializada em ações ambientais, paisagísticas e educativas desde sua criação em 2003.

Nome: Olivia Alves
Função: Autora – Gestão e Orçamento
Formação: Arquiteta e Urbanista, formada pela PUC/Campinas, com especialização em Gerenciamento de Projetos pela POLI/USP, em estruturas (Ycon Engenharia), em Paisagem Urbana (Senac) e em Gestão por plataforma BIM. Atuou no setor público (Secretaria de Cultura de São Paulo :Museu do Imigrante, Casa de Portinari e outros equipamentos culturais) e privado (Biblioteca Mindlin, Pr. Victor Civita, Colégio Santo Inácio, unidades da Santa Casa, Complexo Cultural Luz, e Centro Paraolímpico Brasileiro/SP), nas áreas de arquitetura e engenharia, em conceituação, compatibilização e gestão de projetos, concepção de propostas, aferição e detalhamento de escopos técnicos, fiscalização e controle no desenvolvimento de projetos e obras de diversas naturezas. Na Licuri, atua na área de Gestão de Projeto e como coordenadora de Compatibilizações e Conformidades.

Nome: Luciana Bongiovanni Martins Schenk
Função: Autora – Coordenação da Equipe
Formação: Professora doutora no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, (IAU - USP). Professora do Programa de Pós Graduação, IAU - USP.
Presidente nacional da ABAP, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, gestão 2018-2020 e 2020-2022. Secretária Executiva do IFLA das Américas 2020 – 2022 e 2022 – 2024.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU-USP (1990). Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, FFLCH- USP (2001). Mestrado em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU-USP (1997). Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da EESC-USP(2008).
Co-líder do Grupo de Pesquisa YBY - Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem. Coordenadora do GTPU, Grupo de Trabalho de Planejamento dos Parques Urbanos de São Carlos; Colaboradora da rede QUAPÁ-SEL, Quadro do Paisagismo no Brasil. Participa da Pesquisa Temática FAPESP como pesquisadora associada, CEUCI - Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação em Áreas do Conhecimento em franjas urbanas: diretrizes de implantação sustentável com o apoio da modelagem da informação

Nome: Maria Cecilia Pedro Bom de Lima
Função: Coautora – Coordenação de Paisagismo
Formação: Arquiteta e Urbanista formada pelo IAU-USP, onde realizou pesquisa de Iniciação Científica sobre apropriação de espaços livres públicos pela população. Possui mestrado em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo pelo IAU-USP, com pesquisa sobre a relação entre cursos d’água e cidade e métodos de leitura da paisagem. Colaborou com o Grupo de Trabalho dos Parques Urbanos de São Carlos (USP/UFSCar). Atuou como Arquiteta e Urbanista no setor privado (desenvolvimento de projetos residenciais unifamiliares e multifamiliares) e no setor público (aprovação de projetos e desenvolvimento de projetos para obras públicas em convênios estaduais e federais). Atualmente é coordenadora de projetos de paisagismo na Licuri Paisagismo, doutoranda no IAU-USP, membra do grupo de pesquisa YBY - Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem, no qual desenvolve pesquisa sobre historiografia da Arquitetura da Paisagem.

Nome: Fernando ShigueoNakandakare
Função: Coautor – Coordenação de Arquitetura
Formação: Arquiteto e urbanista formado pela Unicamp e Mestre pelo Programa de Arquitetura, Tecnologia e Cidades na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo, desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: ensino de arquitetura e urbanismo, arquitetura. Premiado com o prêmio Joaquim Guedes por seu Trabalho Final de Graduação, foi encaminhado como representante do curso para o Concurso Ópera Prima. Durante a graduação realizou uma série de outros concursos, no qual foi premiado com a menção honrosa no concurso da Bienal Internacional Iberoamericana e no concurso Irradiar Coimbra. Possui formação complementar pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e Extensão Universitária como formador em incubadoras tecnológicas pela Universidade de Campinas. Atuou no setor privado junto a escritórios de arquitetura e construtoras e atualmente é coordenador de projetos de arquitetura junto ao escritório Licuri Paisagismo e atua como docente no curso de Arquitetura e Urbanismo do grupo Unieduk (unidades de Indaiatuba e Jaguariúna).

Nome: Renata Michelon Cocco
Função: Coautora - Análise Integrada da Paisagem
Formação:
Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Técnica em Paisagismo pelo Colégio Politécnico da mesma instituição. Mestra em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo pela UFSM e professora licenciada pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores da UFSM. Atuou como arquiteta e urbanista em prefeitura no interior do Rio Grande do Sul e em escritório de arquitetura da paisagem em Canela, Serra Gaúcha. Atualmente é doutoranda do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP) na área de concentração Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo. Atua como pesquisadora na área de Arquitetura da Paisagem com enfoque em Geodesign, Planejamento Ecológico da Paisagem, Catálogos da Paisagem, Espaços Livres e metodologias SIG com Análise de Decisão Multicritério.

Nome: Rafael Dodera Freire
Função: Coautor – Conceituação da Proposta ?
Formação:
Engenheiro Agrônomo Florestal formado pela Universidad de la Republica Oriental del Uruguay (1993). Trabalha há anos em equipes transdisciplinares com temas relacionados à paisagem. Além da dedicação a concursos públicos e privados, dedicou-se a trabalhar com a leitura, projeto e gestão de Paisagens em distintas escalas. Ganhou numerosos prêmios nacionais e internacionais entre os quais se destaca o Memorial em recordação aos Presos Desaparecidos em Montevidéu, que obteve o primeiro lugar na Bienal de São Paulo. Há mais de uma década é professor universitário e coordenador em Licenciatura de Diseño de Paisaje da Universidad de la República (UDELAR) e diretor do grupo disciplinar Ciencias del Paisaje da Facultad de Agronomia. Assessor Acadêmico do Decano da Facultad de Agronomia. É coordenador do comitê de Educação e Assuntos Acadêmicos da International Federation of Landscape Architecture Americas. Foi presidente e delegado da Asociasion Uruguaya de Arquitectura del Paisaje e diretor de empresa de Desenho e Gestão de Paisagem .

Nome: Cynthia Daiane Diniz
Função: Design e Linguagem
Formação:
Arquiteta e Urbanista formada pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (2022). Foi membro do Grupo PExURB (Práticas de Pesquisa, Ensino e Extensão em Urbanismo), onde colaborou no desenvolvimento de projetos urbanísticos associados à pautas de regularização fundiária e legislação ambiental. Pós-graduanda no curso lato sensu de Habitação e Cidade da Escola da Cidade. Atualmente colabora com o escritório Licuri Paisagismo.

Nome: Júlia Freire de Carvalho Leahy
Função: Design e Linguagem
Formação: Arquiteta e Urbanista formada pela PUC Minas Poços de Caldas (2023), onde desenvolveu o projeto PIBIC FAPEMIG 28077/2022 com a temática do Urbanismo Tático e a Qualidade de Vida. Integrou o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da PUC Poços para o desenvolvimento de projetos e realizou atividades de monitoria em diferentes disciplinas. Atualmente colabora com o escritório Licuri Paisagismo.

Nome: João Batista Cavaroli Stivanin
Função: Projetista
Formação:
Graduando de Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP São Carlos. Participou como pesquisador de Iniciação Científica do projeto de extensão do programa USP Municípios “A Cidade, as Águas, o Espaço Público e as Pessoas”, 2020-2022, orientado pela Profª Dr. Luciana B. Martins Schenk, como membro do Grupo de Pesquisa de Parques Urbanos (USP/ UFSCAR) e do grupo YBY - Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem. Atualmente estagiário da Licuri Paisagismo.

Nome: João Gabriel Osti Rosa
Função: Diagramação e Linguagem
Formação:
Graduando de Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP São Carlos, formado como Técnico em Edificações pelo Colégio Técnico de Limeira (COTIL) da UNICAMP em 2017. Participou como pesquisador de Iniciação Científica do projeto de extensão do programa USP Municípios “A Cidade, as Águas, o Espaço Público e as Pessoas”, 2020-2022, orientado pela Profª Dr. Luciana B. Martins Schenk. Colaborou com o Grupo de Pesquisa de Parques Urbanos (USP/ UFSCAR) e do grupo YBY - Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem. Atualmente estagiário da Licuri Paisagismo.


Nome: Laura Vitoria Trudes Gato
Função: Modelagem 3D
Formação:
Graduanda de Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP São Carlos. Participou do projeto de extensão do programa USP Municípios “A Cidade, as Águas, o Espaço Público e as Pessoas”, 2020-2022, orientada pela Profª Dr. Luciana B. Martins Schenk, como membro do Grupo de Pesquisa de Parques Urbanos (USP/ UFSCAR) e do grupo YBY - Estudos Fundiários, Políticas Urbanas, Produção do Espaço e da Paisagem. Atualmente estagiária da Licuri Paisagismo.

Nome: Rodrigo Soares da Silva
Função: Consultor em Biologia
Formação: Biólogo Pleno, responsável pelos serviços biológicos e fitossanitários relativos à vegetação existente, manejada e a ser implantada em todos os locais da intervenção, bem como pela supervisão e pelo acompanhamento técnico das vistorias, projetos ambientais e relacionados à vegetação.

Nome: Angelo Mellios
Função: Consultor em Engenharia
Formação: Engenheiro Civil Sênior, responsável por estudos, projetos e obras de infraestrutura, em portes diversos (públicas e privadas), incluindo projetos de energia sustentável, usinas hidrelétricas, regularização fundiária, colaborador em projetos e intervenções urbanísticas, arquitetônicas e paisagísticas concebidas, elaboradas e desenvolvidas em padrão de Estudos Preliminares (Conceitual e Funcional), Projetos Básicos, Orçamentos e Memoriais Descritivos e Projetos Executivos de arquitetura, infraestrutura verde, SBNs, drenagem, acessibilidade e demais projetos e obras complementares de engenharia.

Texto Resumo da Proposta

Um ponto geográfico ENTRE A PLANÍCIE E A SERRA, passou de um local de parada de tropeiros a uma das mais simbólicas cidades do Rio Grande do Sul. Gramado é uma referência turística internacional, com rico retrospecto histórico e cultural manifestado em sua paisagem. A Lagoa da Joaquina, com suas edificações tombadas e seu entorno verdejado, são referências na história da cidade.

O edital apresentava um desafio, propor uma mudança que a inscrevesse no futuro. A estratégia de desenvolvimento do projeto se inicia com uma leitura aprofundada da paisagem desse território que revelou muito de seus aspectos estruturantes, geográficos, físicos, biológicos, históricos, ambientais, sociais e culturais. A proposta de intervenção pressupôs a reorganização de caminhos, espaços, ambientes, áreas de recreação e contemplação, bem como a criação de novo marco na paisagem da Joaquina.

Propõe-se a criação de uma passarela alteada que une conjunto arquitetônico ao “Farol” na ilha do lago. Esse dispositivo, força vertical e elegante, que cria a oportunidade de visualizar o parque e a cidade sob nova perspectiva, dialoga com o novo plano de vegetação de matriz endêmica que equilibra o conjunto, reestabelecendo alturas e os limites verdes do parque. A passarela acessível é também uma oportunidade de estar entre as copas de árvores e assistir aos eventos que ocorrem no parque, como filmes no cinema exibidos pelo Farol, ou os pedalinhos no lago.

Edificações de apoio e de uso específico se conectam a novo percurso que se projeta junto ao lago, este, a par de propiciar o contato com a água através de decks, tem desempenho infra estrutural verde, associado às SBNs Soluções Baseadas na Natureza, tratando a poluição através de jardins de fitoremediação, conservando as águas da chuva e prevenindo inundações.

Os parquinhos infantis são lúdicos, com brinquedos criados a partir de animais da fauna local. O café se abre para a vista do lago, em meio às arvores do jardim e do Atelier, enquanto o mobiliário e a sinalização buscam inserir a identidade regional em um contexto mundial, de dia ou de noite, quando a iluminação promove o iluminar das copas das araucárias, a torre e as edificações de forma especial.

Com vocação original de ser palco de muitas atividades, a Praça principal é ampliada pelo conjunto de ações que se estabelece no entorno. A nova disposição proposta engendra um princípio de recriação do caráter do lugar, recuperando a unidade original fundamentada na relação entre as edificações, a vegetação, o lago e a cidade. Ao mesmo tempo, insere o parque como portal e articulador de um sistema de espaços livres da cidade de Gramado compartilhando sinergias na criação de programas e roteiros de passeio, saúde, cultura e lazer.

A ressignificação da Lagoa da Joaquina pode promover uma nova perspectiva de uso de qualidade do espaço público, diversificado, abrangente e de grande beleza cênica.

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Pasta 26

Nº de Inscrição 101

CáSSIO ORLANDI SAUER

SAUERMARTINS ARQUITETOS LTDA

Porto Alegre/RS

Ficha Técnica

cássio sauer
elisa t martins
[ sauermartins ]

equipe / colaboradores:

arq. antonio cornely
arq. gabriela campos
arq. isaque schafer
arq. morgana goulart
arq. pedro leggerini
arq. pedro reichelt
arq. ricardo zimmer schneider
arq. tomas culleton

acad. bernardo kich
acad. joão palma
acad. isabel martins
acad. felipe omizzolo

arq. alana zapani (equipe local)
arq. bruno amadei machado
(consultor projeto de arquitetura e paisagem)

porto alegre/rs

Texto Resumo da Proposta

o concurso para o parque lago joaquina é uma oportunidade para pensarmos o futuro de gramado e ensaiar um novo posicionamento frente à construção da cidade.

neste sentido, propomos um espaço autêntico, sinal de nosso tempo, conectado com a cidade e com a natureza: um parque que só poderia estar neste lugar.

como premissa fundamental da proposta, a condição e vocação da área como parque definiu a estratégia de recuperar a proximidade com a água, ressaltando a sua centralidade, através da inserção de um círculo de grande potência visual. o desenho geométrico intervém de forma marcante e ao mesmo tempo sensível ao lugar propondo uma promenade sobre o lago, novas visuais e conexões com a ilha, com a água e com o chafariz.

a proposta representa um símbolo de reconstrução de uma paisagem, singela e marcante, a proposta imagina uma intervenção contundente no sentido de que a partir de agora este lugar é verde - a vegetação e a arquitetura relevam-se nestes tons.

potente, o projeto reivindica o caráter de espaço público, um lugar concebido, projetado e representado a partir do reconhecimento e resgate de diferentes tempos, um cenário contemporâneo que se soma ao permanente processo de construção da cidade, sua história e sua identidade.

um novo parque, um novo símbolo para gramado.

DescriçãoArquivo
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Pasta 27

Nº de Inscrição 138

ÂNGELA PRISCILA DE GÁSPERI

LAGOM ARQUITETURA LTDA

Lajeado/RS

Ficha Técnica

Lagom Estúdio de Arquitetura.
Ângela Priscila de Gásperi, arquiteta e urbanista, autora.
Djulia Marder, arquiteta e urbanista, autora.

Texto Resumo da Proposta

O projeto para o Parque Joaquina Rita Bier, localizado em Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil,
apresenta uma abordagem inovadora que visa aprimorar a integração do parque com o seu
entorno, respeitando as condições climáticas e topografia da região.
O ponto central da proposta é a elevação do parque para o mesmo nível da Avenida Borges de
Medeiros, através da criação de um piso no nível ao longo da avenida. Essa modificação não
apenas conecta o parque de maneira mais efetiva à avenida, mas também redefine o espaço,
tornando-o acessível e funcional. A integração desses elementos cria um ambiente convidativo
para residentes e turistas, transformando o Parque Joaquina Rita Bier em um polo cultural e
recreativo enraizado na identidade local.
O novo nível não é apenas uma plataforma elevada, mas também abriga um espaço coberto
multifuncional. Esse espaço inclui um café, proporcionando um ambiente acolhedor para os
visitantes; um atelier para expressão artística e exposições; e instalações sanitárias novas,
otimizando a experiência dos frequentadores. Essa combinação de funcionalidades maximiza a
utilização do espaço e adiciona camadas de vivacidade e diversidade ao parque.
A materialidade do projeto foi escolhida refletindo a sustentabilidade e a estética local.
Caminhos em concreto proporcionam durabilidade e estabilidade, enquanto decks em madeira
de reflorestamento oferecem uma textura natural e sustentável. A pista de caminhada utiliza
piso drenante à base de borracha natural, promovendo conforto e preservação ambiental. O
mobiliário urbano, incluindo totens de informações, bancos, espreguiçadeiras, lixeiras e
paraciclos, é integrado de forma a atender às necessidades práticas e enriquecer a experiência
dos visitantes.
A vegetação desempenha um papel fundamental na proposta, com a escolha de árvores, plantas
médias, plantas de forração e flores nativas da região. A preservação da maioria da vegetação
existente, com especial atenção às araucárias, é uma prioridade, adicionando uma camada de
autenticidade à paisagem. A introdução da hortênsia, flor símbolo da cidade de Gramado,
contribui para uma paleta vibrante e conexão cultural.
Além disso, a Brizoleta, será revitalizada para abrigar um centro de informações turísticas e
espaço para reuniões de pequenos grupos. Essa adaptação busca preservar a história do edifício
enquanto o integra de maneira prática e funcional à vida contemporânea da comunidade.
A proposta preserva os acessos originais ao parque, com uma reorganização estratégica para
aprimorar a circulação. A entrada de veículos é concentrada na Rua F.G. Bier, com a criação de
uma guarita para controle. O acesso pela Avenida Borges de Medeiros é ampliado através do
platô, enquanto os demais acessos são melhorados pelo paisagismo, mantendo a acessibilidade
e enriquecendo a experiência de entrada.
Em resumo, o projeto para o Parque Joaquina Rita Bier é uma combinação de design,
preservação ambiental, e integração cultural. Ao elevar o parque, criar um espaço coberto
multifuncional, escolher materiais sustentáveis, valorizar a vegetação nativa, e adaptar
edificações existentes, a proposta não apenas transforma o parque em um espaço funcional e
esteticamente agradável, mas também o posiciona como um elo entre a comunidade e os
visitantes, celebrando a identidade única de Gramado.

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